Licenciamento 2020 CE → Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN CE)

Se você mora no Distrito Federal e possui um veículo, já sabe que precisa estar atento ao Licenciamento anual. O Licenciamento é um procedimento obrigatório válido em todo o território nacional, na qual os proprietários de veículos atualizam o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Nenhum veículo pode transitar dentro do país sem estar com esse documento atualizado.

O licenciamento é um procedimento feito anualmente, mediante o pagamento de uma taxa. Os órgãos responsáveis pela emissão do documento são os Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de cada Estado, através de datas fixadas de acordo com o final da placa de cada veículo.

Para realizar o licenciamento é preciso que o veículo não tenha nenhuma pendência, com todas as taxas e possíveis multas quitadas. O Detran do Distrito Federal disponibiliza vários serviços online em seu site. Nele é possível realizar consultas e pagamentos que facilitam a vida dos motoristas e tornam todo o processo muito mais simples.Veja abaixo como consultar a situação do veículo, como pagar o Licenciamento 2020 DF e demais informações.

Como consultar a situação do veículo?

Para saber a situação do seu veículo e se há pendências, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Acesse o site do Detran DF, disponível em http://www.detran.df.gov.br/;
  2. No menu Serviços mais acessados, localizado no lado direito da tela, clique em Consultar veículo ou Consulta débito de veículo, o resultado da pesquisa será o mesmo;
    Como consultar débitos Veículo DF
  3. Informe o número da placa (sem espaços) e o Renavam do veículo;
    Como consultar débitos Veículo DF
  4. Clique em consultar;
    Como consultar débitos Veículo DF
  5. Responda a pergunta de segurança e clique em consultar novamente.

Essa consulta informa as características de cada veículo, multas já processadas, além de possíveis débitos de licenciamento, IPVA e o Seguro Obrigatório – DPVAT. 

Como pagar o licenciamento

O boleto pode ser pago em pontos autorizados, como casas lotéricas e agências dos Correios, em agências bancárias ou pelo internet banking da instituição financeira em que o motorista possui conta. Os bancos credenciados pelo Detran DF para recebimento são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco Santander, Banco Bradesco e Banco de Brasília.

Entretanto, caso você esteja com débitos de IPVA e multas em aberto provavelmente não conseguirá emitir o documento de licenciamento anual. Portanto, organize-se para quitar eventuais dívidas antes do prazo de vencimento da atualização do CRLV.

Calendário e Valor do Licenciamento

valorPara o ano de 2020, o calendário de pagamento e o valor do licenciamento ainda não foram divulgados. Em 2019, a taxa terá um valor de R$ 51,41, e os prazos para finalizar todo o procedimento são os seguintes:

  • Veículos com placa final 1 e 2, prazo final para renovação em 01/09;
  • Veículos com placa final 3, 4 e 5, prazo final para renovação em 01/10;
  • Veículos com placa final 6, 7 e 8, prazo final para renovação em 01/11;
  • Veículos com placa final 9 e 0, prazo final para renovação em 01/12.

Emissão de Segunda via do Boleto

A guia para pagamento normalmente é enviada pelo correio para cada motorista. Para isso, é importante manter o endereço que foi informado ao Detran sempre atualizado. Caso não receba a sua, basta imprimir o boleto para pagamento seguindo os passos abaixo.

  1. Acesse o site do Detran DF disponível em http://www.detran.df.gov.br/;
  2. No menu Serviços mais acessados, localizado no lado direito da tela, clique em Consultar veículo ou Consulta débito de veículo;
    Como consultar débitos Veículo DF
  3. Informe o número da placa (sem espaços) e o Renavam do veículo;
    Como consultar débitos Veículo DF
  4. Clique em Consultar;
    Como consultar débitos Veículo DF
  5. Responda a pergunta de segurança e clique em consultar novamente;
  6. Imprima a segunda via do boleto.

Qual a importância de fazer o licenciamento

Todo motorista tem a obrigação de manter seu veículo com a documentação em dia, e com todos os impostos e taxas pagos, em qualquer estado da Federação. Para evitar qualquer problema, fique atento às datas de licenciamento no DF para renovar a documentação do seu veículo dentro do prazo.

Sem o licenciamento, seu veículo estará ilegal, podendo ser recolhido pela autoridade de trânsito, e você estará sujeito à multas. Além disso, vai também perder pontos em sua carteira de habilitação, pois trafegar com veículo em situação ilegal é considerada infração gravíssima, com perda de 7 pontos.

Aproveite as facilidades dos serviços online disponibilizados no site do Detran DF e evite transtornos. O site foi pensado para que os motoristas do Distrito Federal não tenham problemas na hora de consultar determinadas pendências, facilitando o processo de consulta e pagamento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 7

Licenciamento 2020 CE → Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN CE)

Deixe um comentário