IPVA 2019 DF DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

Todos os anos, os contribuintes do Distrito Federal precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é mais conhecido entre eles como sendo o IPVA 2019 DF, que é um tributo veicular obrigatório.

O pagamento do IPVA Distrito Federal garante ao contribuinte, assim como o pagamento do seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e do Licenciamento DF, que ele possa solicitar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que permite que o veículo seja licenciado.

Conheça também:

No entanto, apesar de ser essencial para o licenciamento do veículo, nem todos os contribuintes do Distrito Federal têm consciência da importância deste tributo veicular obrigatório, e por este motivo, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos mostrar em detalhes tudo que é preciso saber sobre o IPVA DF. Vamos ver mais?

IPVA 2019 DF

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é mais conhecido no Distrito Federal como IPVA DF, é fundamental para quem deseja licenciar seu veículo e evitar qualquer tipo de multa ou de sanção legal por conta do veículo não estar devidamente regularizado.

DPVAT 2019 DF

O IPVA DF 2019 também precisa ser pago, não apenas para garantir que o contribuinte possa licenciar seu veículo, mas também para evitar a cobrança de multa por atraso de pagamento, entre outras coisas.

Além disto, o IPVA 2019 Distrito Federal é fundamental para a saúde dos cofres públicos, já que parte do que é arrecadado por sua cobrança junto aos contribuintes é repassado para o Governo do Distrito Federal e outra parte para os cofres do município no qual o veículo do contribuinte foi emplacado.

E para garantir que o pagamento seja sempre feito em dia, o contribuinte necessita de controle financeiro e necessita se programar, para que não haja qualquer tipo de dificuldade que possa impedir o pagamento dentro do prazo.

Consulta IPVA 2019 DF

E a melhor forma de se programar para efetuar o pagamento deste importante tributo veicular obrigatório será procurar fazer a consulta IPVA DF, que poderá ser feita pela internet.

Separamos um passo a passo abaixo para você consultar IPVA Distrito Federal rapidamente, confira:

IPVA 2019 DF

Passo 01: Acesse o site Detran DF www.fazenda.df.gov.br.


Passo 02: Para realizar a consulta, o contribuinte deverá digitar o número do RENAVAM e selecionar a opção que deseja consultar, para depois disto, clicar no botão que diz “Executar”, para enfim visualizar o valor simulado em aberto que terá de pagar.


Passo 03: Desta maneira, o contribuinte consegue se programar para fazer o pagamento, evitando problemas em relação à cobrança de multa por atraso no pagamento e ficando em condições de realizar o licenciamento de seu veículo, que é tão importante.


Tabela IPVA 2019 DF

Para ajudar ainda mais os contribuintes que desejam muito manter os pagamentos deste importante tributo veicular obrigatório em dia, e que desejam se programar para fazer estes pagamentos corretamente, existe uma ferramenta que jamais poderá ser ignorada por eles: o calendário de pagamento do IPVA DF.

Também conhecido como simplesmente a tabela IPVA 2019 DF, este calendário é atualizado todos os anos, sendo divulgado pelo Governo do Distrito Federal por meio do site do Detran Distrito Federal, e deve ser acompanhado com atenção pelos contribuintes.

Neste calendário IPVA DF é possível visualizar as datas de pagamento parcelas (para o caso em que o contribuinte optou por parcelar o pagamento do IPVA DF) de acordo com a numeração do final da placa dos veículos.

Confira:

IPVA 2019 DF DETRAN

Mas, além da opção parcelada, que poderá ser feita em 3 parcelas, o contribuinte também poderá escolher pagar o IPVA DF em Cota Única (parcela única), e na tabela com o calendário de pagamento do tributo, também irá constar as datas para este pagamento, também de acordo com o número final da placa do veículo.

Pagamento IPVA 2019 DF

E o pagamento IPVA DF poderá ser efetuado pelo contribuinte diretamente em uma casa lotérica, ou então, em uma agência bancária de alguma das instituições financeiras autorizadas a receber o pagamento do tributo veicular. São elas as seguintes:

  • Banco Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Bradesco;
  • Banco de Brasília;
  • Caixa Econômica Federal.

O pagamento poderá ser feito com o boleto que é gerado no site do Detran do Distrito Federal, que é o www.detran.df.gov.br, na página do IPVA 2019 DF, com o número do RENAVAM do veículo e com o número do CPF do proprietário do veículo em questão.


Para evitar qualquer transtorno e para evitar qualquer possibilidade de atraso no pagamento do IPVA Distrito Federal 2019, o contribuinte deverá seguir as dicas que foram dadas neste artigo, pois elas possibilitarão a ele se programar para fazer o pagamento dentro do prazo de vencimento.

Além de evitar multas, o contribuinte que pagar o IPVA DF em dia também garantirá o direito de fazer o licenciamento de seu veículo, deixando-o regularizado e apto a circular pelas vias urbanas ou não, sem correr o risco de ter seu veículo apreendido pela fiscalização.

Conheça também:

Restou alguma dúvida ou questionamento sobre o IPVA 2019 DF? É só deixar um comentário abaixo que iremos te responder com toda certeza. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2019 DF DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

Deixe um comentário