DPVAT 2019 DF DETRAN → Valor, Consulta, Pagamento – [CONFIRA]

O Seguro obrigatório Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é um tributo veicular obrigatório que é conhecido pelos contribuintes residentes em Brasília e nas demais cidades-satélites Distrito Federal como DPVAT 2019 DF.

Juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020 DF), o DPVAT Distrito Federal também deve ser pago pelos contribuintes do Distrito Federal para garantir que eles possam licenciar seus veículos, permitindo que eles possam circular livremente pelas vias da região e de todo o país.

Conheça também:

  • Simulado Detran DF;
  • IPVA 2019 DF Detran;
  • Site Detran DF.

DETRAN DF

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar mostrar em detalhes tudo que é necessário saber sobre o seguro obrigatório DPVAT DF, que é uma das mais importantes e mais necessárias tributações a serem pagas pelos contribuintes.

DPVAT 2019 DF

Criado pelo governo federal em 1974, o DPVAT DF é um seguro obrigatório que tem como intuito gerar indenizações para todas as pessoas que venham a serem vítimas de acidentes de trânsito.

DPVAT 2019 DF

Cobrado anualmente juntamente com o IPVA, o DPVAT DF 2019 gera recursos para uma espécie de fundo de indenizações, que são repassadas às pessoas que sofreram algum tipo de acidente de trânsito, gerando estas indenizações para os seguintes casos:

  • Invalidez total ou parcial permanente;
  • Casos de morte (indenização direcionada para a família da vítima).

O DPVAT 2019 Distrito Federal também cobre todos os gastos com medicamentos por conta do acidente de trânsito, além de também cobrir gastos com tratamentos médicos e com despesas hospitalares geradas pelo acidente de trânsito.

E por este motivo, o pagamento por parte dos contribuintes do Distrito Federal é muito importante, pois garante que estas indenizações estejam sempre à disposição de todos que sofrerem algum tipo de acidente de trânsito, tanto motoristas, quanto pedestres.

Mas como ele também é fundamental para que o contribuinte possa renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que permite licenciar o veículo, pagá-lo sempre em dia será essencial.

Consulta DPVAT 2019 DF

E para garantir que o pagamento deste importante tributo seja sempre feito em dia, será mais do que fundamental que o contribuinte se programe, e a melhor maneira de fazer isto será por meio da consulta DPVAT DF.

E o procedimento para consultar DPVAT 2020 DF é muito simples, podendo ser feita pela internet. Confira abaixo:

DPVAT 2019 DF

Passo 01: Acesse o site Detran DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal), que é o http://www.detran.df.gov.br/consultar-veiculo.html.


Passo 02: Neste link, o contribuinte será direcionado para uma página na qual terá de informar o número do RENAVAM do veículo que deseja consultar, bem com o seu número de placa, para então, clicar no botão “Consultar”.


Passo 03: Após fazer este procedimento, o contribuinte poderá fazer a consulta dos débitos simulados relacionados com o seguro DPVAT DF, podendo se programar melhor para realizar o pagamento normalmente.


Valor DPVAT 2019 DF

Outra maneira de se programar melhor para fazer o pagamento do DPVAT DF será por meio da consulta à tabela DPVAT DF, que é organizada e atualizada todos os anos pela empresa Seguradora Líder, que é a responsável pelo tributo, juntamente com o DETRAN DF.

Nesta tabela, o contribuinte poderá visualizar o valor DPVAT 2019 DF, já que ela mostra todas as categorias de veículos tributados e seus valores respectivos, permitindo que ele possa se programar sobre qual valor irá pagar.

Veja abaixo:

DPVAT 2019 DF

Caminhões, automóveis, ônibus, motocicletas e muitas outras categorias estão dispostas na tabela DPVAT Distrito Federal, fazendo desta ferramenta algo imprescindível para qualquer contribuinte que deseja se programar para pagar o valor corretamente deste importante tributo veicular obrigatório.

Pagamento DPVAT 2019 DF

No entanto, a parte mais importante deste processo para garantir que o seguro obrigatório esteja sempre em dia tem relação com o pagamento do DPVAT DF, que deverá ser feito seguindo o seguinte procedimento:

DPVAT 2019 DF
  • Acesse o site: pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br;
  • Informe o número do RENAVAM e da placa do veículo em questão;
  • Selecione o tipo de documento;
  • Informe o estado no qual o veículo foi emplacado;
  • Informe o ano de exercício;
  • Digite um endereço de e-mail válido;
  • Digite o código de verificação de segurança;
  • Clique em “Continuar”.

Após fazer isto, a guia de pagamento será emitida, permitindo ao contribuinte imprimi-la, para que o pagamento do DPVAT Distrito Federal possa ser realizado em qualquer casa lotérica ou em qualquer agência bancária.

O seguro DPVAT 201 DF, além de ser fundamental para quem deseja licenciar seu veículo, também é essencial para as pessoas que são vítimas de acidentes de trânsito em território nacional.


Portanto, realizar o pagamento do DPVAT Distrito Federal sempre em dia não irá apenas garantir que licenciamento do veículo poderá ser feito. Este pagamento também garantirá auxílio para pessoas e famílias de quem se envolveu em acidentes de trânsito.

Conheça também:

  • Licenciamento 2019 DF;
  • Consulta Detran DF;

Pagar o DPVAT 2019 DF em dia é, acima de tudo, um grande ato de cidadania por parte do contribuinte do Distrito Federal. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário abaixo que iremos responder assim que for possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

DPVAT 2019 DF DETRAN → Valor, Consulta, Pagamento – [CONFIRA]

Deixe um comentário